A Pedra do Baú é parte do Monumento Natural Estadual da Pedra do Baú, parque que abriga um complexo rochoso da Serra da Mantiqueira, localizado no município de São Bento do Sapucaí, estado de São Paulo.
O ponto culminante é o topo da Pedra do Baú com 1964 metros de altitude, sendo que a pedra tem 350 metros da base ao topo. Ao lado tem também a Pedra do Bauzinho e Ana Chata, locais ideais para trilhas, mirantes e escaladas.
O visual do topo é fantástico, tanto do Baú, como do Bauzinho e Ana Chata, com vistas panorâmicas de 360 graus de toda a região. A trilha da Pedra do Baú exige mais coragem e preparação, enquanto o Bauzinho é bem mais tranquila.
História da Pedra do Baú
Vista de longa em toda a região, A Pedra do Baú foi escalada pela primeira vez em 1940, pelos irmãos Cortez (João e Antônio Teixeira de Sousa. Em 1942 o empresário Luís Dumont Vilares patrocinou a construção das vias ferratas de acesso ao topo da pedra.
- Atualmente a pedra está inserida no Parque Monumento Natural Estadual da Pedra do Baú e é bastante visitada por turistas e aventureiros.
- Abre todos os dias, das 9h às 16h.
- O ingresso custa R$18 (ref. março de 2023).
Onde fica a Pedra do Baú: Como chegar
O complexo da Pedra do Baú pertence ao município paulista de São Bento do Sapucaí. A portaria do parque fica a 22 km de distância tanto de São Bento do Sapucaí como de Campos do Jordão e a 203 km da cidade de São Paulo.
Porém, dependendo da trilha (Pedra do Baú e Ana Chata) há acesso também por local diferente, o que muda bastante a distância e iremos mostrar logo depois.
Obs: Para chegar na portaria há somente 4 km de estrada de terra, o restante é por asfalto.